Evento gratuito, promovido em Caxias do Sul, valoriza o folclore italiano e gaúcho com música, dança, teatro e tradição
O segundo fim de semana da Festa das Colheitas 2025 oferece uma programação especial, repleta de cultura, tradição e música ao vivo.
Na sexta-feira (14), às 15h, haverá a apresentação do espetáculo Talian’arte per Bambini, no Palco Principal. O show apresenta a cultura italiana às crianças por meio da música. A partir das canções, o grupo faz brincadeiras, coreografias, conta histórias e joga com palavras na língua Talian (língua formada a partir dos diversos dialetos vindos da Itália e estabelecidos na Serra Gaúcha). Integram o projeto Cibele Tedesco (cantora, instrumentista, maestrina, professora de música e atriz), a musicista e regente coral Nêmora Hoff e o pianista Luis Abreu. Ainda na sexta, às 20h, o público será transportado para os encontros comunitários dos primeiros imigrantes italianos com o Filó Cênico Musical – 150 Anos da Imigração Italiana. O espetáculo une teatro, música e gastronomia típica, recriando a atmosfera dos filós, que eram momentos de partilha e celebração na vida dos imigrantes.
No sábado (15), às 11h, a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul realiza o concerto “Sopros da Tradição”. O repertório transita entre o clássico e o popular, incluindo canções como “Capriccio Italien”, de Tchaikovsky, e “Tritsch Tratsch Polka”, de Strauss II, e canções folclóricas como “Tarantella” e “Funiculì Funiculà”. A cultura do Rio Grande do Sul ganha destaque com “Merceditas”, “Barra do Ribeiro”, “Danças Gaúchas” e “Sétima do Pontal”. A regência será do maestro Gilberto Salvagni e o concerto conta com a participação dos solistas Franceli Zimmer, Maicon Cassânego e Rafael De Boni.
Às 16h de sábado, o Talian’arte volta ao palco, mas agora com um espetáculo musical voltado a todas as idades, celebrando o Talian de maneira inovadora. Às 20h, outro destaque é o Baile com Girotondo, que promete colocar o público para dançar. O Girotondo é formado por nove músicos e tem seu repertório essencialmente formado por canções do Talian. O show deste sábado foi pensado especialmente para homenagear os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Encerrando o segundo final de semana o evento, no domingo (16), às 18h, sobe ao palco Gilney Bertussi, com o show Os Bertussi Nova Geração, trazendo um espetáculo emocionante que dá continuidade ao legado da família Bertussi na música tradicionalista.
A Festa das Colheitas 2025 segue até 23 de março, sempre às sextas-feiras, das 14h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h. A entrada é gratuita, com a sugestão de doação de 1 kg de alimento não perecível para o Banco de Alimentos de Caxias do Sul. O estacionamento tem custo de R$ 20.
Confira a programação completa do segundo final de semana da Festa das Colheitas no site da Festa da Uva, organizadora do evento.
Sexta-feira, 14/03/2025
14h – Abertura do evento
14h às 22h – Vivências culturais, atrações itinerantes e intervenções artísticas
Local: Centro de Eventos
15h – Talian’arte per bambini
Local: Palco Principal
Sinopse: Show que apresenta a cultura italiana às crianças por meio da música. A partir das canções, o grupo faz brincadeiras, coreografias, conta histórias e joga com palavras na língua Talian. ntegram o projeto Cibele Tedesco (cantora, instrumentista, maestrina, professora de música e atriz), a musicista e regente coral Nêmora Hoff e o pianista Luis Abreu.
16h – Visitação guiada para público PCD
Local: Centro de Eventos
20h – Filó Cênico com Miseri Coloni e Grupo Girotondo
Local: Palco Principal
Sinopse: O Filó Cênico Musical – 150 Anos da Imigração Italiana é uma experiência imersiva que transporta o público para os encontros comunitários dos primeiros imigrantes italianos na Serra Gaúcha. Entre cantorias, histórias, danças e partilhas à luz de lamparinas, o espetáculo resgata o espírito acolhedor e festivo dos filós, recriando a atmosfera de solidariedade e celebração que marcou a construção das primeiras colônias. Com uma abordagem interativa, a plateia participa ativamente, revivendo os costumes que moldaram a identidade cultural da região. Unindo teatro, música ao vivo e gastronomia típica, a performance mescla tradição e contemporaneidade, valorizando a herança dos imigrantes e transformando-a em um produto cultural e turístico inovador. A direção artística é de Fábio Cuelli e a produção musical é de Ladir Brandalise. Atuação de Miseri Coloni. Produção e gestão cultural de Cali Troian. Realização: Comissão Festa da Uva e Feiras Agroindustriais
22h – Encerramento da programação
Sábado, 15/03/2025
10h – Abertura do evento
11h – Concerto Tradição Orquestra Municipal de Sopros
Local: Palco Principal
13h30 – Jogos Abertos de Bocha em Cancha de Areia
13h45 – Início das competições
Local: Cancha do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos
14h – Vivências culturais | Ciàcola in Talian
Local: Centro de Eventos
15h – Oficinas Cores da Natureza – Arte e Sustentabilidade com Gio e Doug
Local: Pavilhão 1
16h – Talian’arte com Cibele Tedesco
Local: Palco Principal
17h – Grupo Zo Scarpon
Local: Palco Principal
Sinopse: O grupo musical Zo Scarpon, fundado em 2002, em Caxias do Sul, une música e teatro para celebrar a cultura italiana. Desde o lançamento do primeiro CD, Goma de Mascar, em 2003, o conjunto anima o público de todas as idades em eventos e festas pelo Sul do Brasil. Entre seus marcos, estão o CD Minhas Origens (2008), um DVD de clipes (2011) e álbuns como La Bella Polenta (2017), que resgatam canções folclóricas italianas. Já lançaram clipes como Mérica Mérica (2018) e Mérica a capela (2024), reafirmando sua dedicação à valorização das tradições culturais
20h – Baile com Girotondo
Local: Palco Principal
Sinopse: O Grupo Girotondo é formado por nove músicos tipicamente trajados como os imigrantes italianos. Fundado em Caxias do Sul, o Girotondo tem seu repertório essencialmente formado por canções do Talian. Com foco num espetáculo típico dos imigrantes, o Grupo Girotondo apresenta-se com todo instrumental plugado como um grupo de baile. Show especial em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no RS, com um repertório de canções folclóricas especialmente selecionadas.
10h às 22h – Vivências culturais, atrações itinerantes e intervenções artísticas
Local: Centro de Eventos
22h – Encerramento da programação
Domingo, 16/03/2025
10h – Abertura do evento
10h – Missa em italiano
Local: Capela Santa Teresa, Réplica de Caxias do Sul de 1885
11h – Talian’arte per bambini
Local: Palco Principal
11h – Visita guiada – Réplica de Caxias do Sul e parreirais
Local: Saída do Pórtico
12h – Grupo de Filó Felice Persone
Local: Palco Principal
Sinopse: O Grupo de Filó Felice Personne existe desde 2003, e foi criado para animar os encontros de filó da comunidade de Forqueta, em Caxias do Sul, bem como a Festa do Vinho Novo. Em 2010, o conjunto lançou seu primeiro trabalho, o CD intitulado “Mi penso cossi…” com músicas folclóricas e próprias. É composto por músicos e animadores que preservam a tradição da cultura da imigração italiana, ora pela música folclórica, ora pelo dialeto e animação.
14h – Vivências Culturais | Ciàcola in Talian
Local: Centro de Eventos
14h – Encontro de Corais
Local: Palco Principal
15h – Jogos Coloniais
Local: Pórtico
16h – Grupo Ragazzi Dei Monti
Local: Palco Principal
Sinopse: Fundado em janeiro de 1991, o grupo musical ítalo-brasileiro tem em seu repertório o jeito popular e romântico, intensidade típica do folclore italiano. O grupo se traduz hoje em um dos maiores divulgadores da cultura sul-brasileira por meio da música.
18h – Gilney Bertussi – Os Bertussi
Local: Palco Principal
Sinopse: A trajetória musical d’Os Bertussi começou em 1918, com Fioravante Bertussi, que formou um grupo em 1940 para animar bailes na região de Caxias do Sul-RS. Nos anos 1950, surgiu a dupla Irmãos Bertussi, que mais tarde evoluiu para Os Bertussi. Ao longo das décadas, Adelar Bertussi seguiu com diversas formações musicais, mantendo vivo o legado da música gaúcha. Hoje, Gilney Bertussi continua essa história com o projeto Gilney Bertussi – Os Bertussi Nova Geração, levando aos palcos os grandes sucessos e renovando a tradição que marcou gerações.
10h às 22h – Vivências culturais, atrações itinerantes e intervenções artísticas
Local: Centro de Eventos
22h – Encerramento da programação
Sobre a Festa das Colheitas
Com o tema “A cultura italiana transformada em festa”, a 4ª Festa das Colheitas é realizada entre os dias 7 e 23 de março, às sextas-feiras, sábados e domingos, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos (Festa da Uva), em Caxias do Sul (RS). Os horários são das 14h às 22h nas sextas-feiras e das 10h às 22h nos sábados e domingos. A programação é totalmente gratuita, mas sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível, destinado ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul.
O evento, que integra o Calendário de Comemorações aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, é uma realização da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, da Prefeitura de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura. O financiamento é da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROCULTURA RS. O patrocínio é de Caixa Econômica Federal, Andreazza, Banrisul, Voestalpine, Sicredi Pioneira, Vantajão, Martinelli Advogados, Unimed Serra Gaúcha e Grupo People, com apoio de Mebrafe, Alternativa Componentes, CSG – Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha, Pettenati, <Ou> e Sebrae. Apoio institucional: CIC Caxias, Consolato Generale d´Italia Porto Alegre e Consulado Honorário Italiano Caxias do Sul. O planejamento e a gestão cultural são assinados pela produtora cultural Cali Troian, da Cali Gestão Cultural.